28.02.2018
ONG Fundação Tênis traz crianças para Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre


Baseado em uma proposta pedagógica na Educação Olímpica, a Fundação Tênis marcou presença no Campeonato Internacional Juvenil de Tenis de Porto Alegre. A ONG desenvolve um programa socioassistencial via esporte. Trabalhando com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade o projeto busca fazer com que estes jovens reescrevam suas vidas com o tênis.

Atualmente 850 jovens são atendidos em São Paulo e no Rio Grande do Sul com o trabalho, somando ao todo nove núcleos. O coordenador de núcleo Anderson Moreira explica como vem se desenvolvendo este programa que em maio irá completar 17 anos.

"Trabalho na Fundação Tênis faz 15 anos, vi o projeto crescer desde o início, cresci junto também. Lembro dá primeira vez na Copa Gerdau, ‘molecada’ gritando e berrando, não sabia se posicionar, não sabia a hora de ir ao banheiro era bem tumultuado. Hoje é diferente, estamos conversando aqui e a postura deles é exemplar. Eles estão verificando uma questão cultural muito forte, ficando excitado com o evento, pedindo autógrafo para os jogadores. É uma satisfação muito grande ver este envolvimento deles com o torneio”
Os jovens têm de ter entre 8 anos e 16 anos, estarem matriculadas e frequentando a rede pública de ensino. No entanto, a fundação também realiza um trabalho especial pós período escolar que é o “Pós Ténis”, Anderson Moreira nos explica como funciona.

“Temos um setor na fundação chamado de pós tenis. É responsável por procurar cursos profissionalizantes e ofertar para estes alunos, além de acompanhar eles nestes cursos. É muito bom ver aquele aluno já com seus 18 anos está trabalhando e está bem. Isso é satisfação de todo aquele envolvimento dar resultado”.

O trabalho apresenta resultados, neste ano a Fundação Tênis tem três estagiários do curso de educação física que fizeram parte do projeto como alunos. Este vínculo criado entre o aluno e o projeto é muito forte. Nicolas Souza, de 16 anos, aluno do programa, ressalta a importância das aulas e a vinda no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre: “É muito bom estar aqui. O que eu vejo no campeonato eu tento colocar em quadra nas treinamentos lá na Fundação Tênis. Cada dia que passa temos de praticar e aprender coisas novas”.

Nicolas também gosta de ver os jogos de tenis na televisão. Cita com facilidade grande nomes do tênis como Roger Federer, Rafael Nadal, Maria Sharapova, Serena Williams. No entanto, um jogador brasileiro tem um destaque especial: “Eu gosto de ver jogar o brasileiro Thomaz Belluci, fico olhando videos no youtube e jogos dele”.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

05.03.2018
Neta de tricampeão de Fórmula 1, Helena Piquet é vice de duplas no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

04.03.2018
Argentino Baez e canadense Fernandez conquistam a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Definidas as duplas campeãs nos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Embalado, Baez decide o título contra surpresa dominicana na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

03.03.2018
Gaúcha perde para favorita e é vice-campeã nos 16 anos na Sogipa

PATROCÍNIO
APOIO REALIZAÇÃO

SEDES

Federação Gaúcha de Tênis Federação Gaúcha de Tênis
ORGÃOS
OFICIAIS

ITF Tennis
Confederación Sudamericana de Tenis
Confederación Sudamericana de Tenis
Federação Gaúcha de Tênis


ORGANIZAÇÃO

Protênis Promoções Esportivas