25.02.2018
De família gaúcha, ex-jogador que enfrentou Hewitt no Australian Open estreia como técnico na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre


Seguindo uma dinastia de sua família gaúcha, o ex-tenista Ricardo Hocevar retorna mais uma vez a Porto Alegre. Agora na função de treinador, iniciada no fim do ano passado, o paulista vem comandar jovens talentos na disputa da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O evento é um dos nove maiores do mundo e o maior da América do Sul.

Tendo chegado ao top 150 o mundo, Hocevar passa agora sua experiência de 15 anos no tênis para jovens talentos no Tênis Clube de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. O projeto é realizado junto com Fernando Roese e Vitor Pinheiro. Além de aprimorar a parte técnica dos atletas, a ideia do trabalho é ajudar na formação do jovem.

“Não queremos formar só jogadores de tênis. Queremos ajudar na formação, queremos judar pessoas. Colocar a molecada no mundo do esporte. Passar princípio e valores”, apontou Hocevar que é sobrinho de Marcos Hocevar, gaúcho que foi top 30 mundial, e Alexandre Hocevar, ambos de Ijuí (RS).

Sobre o torneio, o jovem técnico de 32 anos vem em busca de repassar as três experienciais que teve dentro do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre como jogador para seus comandados: “Acho incrível, primeiro que gosto muito da cidade e do estado. O maior torneio dos juvenis no país, o mais forte. Tem alguns ‘top ten’ jogando aqui, isso é muito legal”.

Ainda referente a experiências, Ricardo nos lembra quando enfrentou o ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt no Australian Open em 2010. O brasileiro acabou avançando no qualifying e depois enfrentando o tenista australiano. No entanto o nervosismo pesou e o talento de Hewitt também, não conseguindo avançar.

“O Lleyton Hewitt era um ídolo meu. Colocava o boné para trás por causa dele, batia no paredão imitando o cara. Foi uma sensação incrível, foi gratificante ter me esforçado e treinado tanto por causa daquilo e hoje passo aos mais jovens”, disse: "Eu era o único brasileiro no quaifying, único que arriscou, tive problemas no voo, fiquei sem bagagem, cheguei em cima da hora. Acabou dando certo".

Sobre o tênis no Brasil, Ricardo Hocevar enxerga que ainda falta a união de todos. O exemplo lembrado é o da Argentina, onde todos estão se ajudando para crescer. No entanto, reitera o movimento que está se criando de ex-atletas seguirem a carreira de treinador. Lembrando os casos de Ricardo Melo, Thiago Alves e André Sá: "É importante pessoas que jogaram o circuito trabalharem nesta parte de formação. Essa galera da formação tem de acreditar que é possível sim, independente da condição que você tem”.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

O clube Sogipa é sede das categorias 16 e 14 anos onde os jogos valem para o ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis e também da categoria 12 anos com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. Ainda há categorias do Tennis Kids até 8 anos.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.



Programação 18 anos - ITF - (25/02):

Quadra 1

9h - Liam DRAXL (CAN) [1] vs. Leonardo SCHMITZ FREDERICO (BRA)

Santiago GALAN (COL) [6] vs. Victor PILLA HELAL LOPES DE OLIVEIRA (BRA)

12h - Gustavo Datto MARTINS (BRA) vs. Franco RONCADELLI (URU) [16]

DRAXL, L ou SCHMITZ FREDERICO, L vs. AMORIM DE LIMA, L ou DE LA FUENTE, S

16h - FURLANETTO, M or RAJESH, N vs. SALVIATO, M or TORRES, J

HUANG, C ou ALMEIDA, E vs. MARTINS, G ou RONCADELLI, F

Quadra 2

9h - Chih Chi HUANG (CAN) [5] vs. Eduardo Lobo Da Rosa De ALMEIDA (BRA)

Boruch SKIERKIER (ARG) [7] vs. Miguel Angel CABRERA (CHI)

12h - Murilo Vieira SALVIATO (BRA) vs. Juan Bautista TORRES (ARG) [14]

VIANELLO, M ou DESZCZYNSKI, G vs. GONCALVES, V ou IONEL, N

16h - TACCHI, L or PAULI JR, D vs. SANTOS, L or CASTRO, V

Quadra 3

9h - Luciano TACCHI (ARG) [3] vs. Danilo de Souza PAULI JR (BRA)

Guilherme TORESAN (BRA) vs. Lucas Carlos RIBAS CRICHIGNO (PAR) [15]

12h - Charlotte OWENSBY (USA) [1] vs. Thaissa Bolzan MOREIRA (BRA) [12]

Isabella CAMPOS BIFANO (BRA) vs. Thais MACIEL (BRA) [15]

16h - CAULA, B or TROCHE, E vs. SALEME, V or KIEFER, A

Quadra 5

9h - Bruno CAULA (ARG) [4] vs. Emiliano TROCHE (URU)

Gustavo MAGALHAES CAMPOS (BRA) vs. Ilarion DANILCHENKO (RUS) [13]

12h - Mell REASCO GONZALEZ (EQU) vs. Camilla FONSECA (BRA)

Giulia PEREIRA DE AGUIAR (BRA) vs. Priscila JANIKIAN (BRA) [14]

16h - GALAN, S or PILLA HELAL LOPES DE OLIVEIRA, V vs. MAGALHAES CAMPOS, G or DANILCHENKO, I

Quadra 4

9h - Michele VIANELLO (ITA) [2] vs. Gustavo DESZCZYNSKI (BRA)

Marco FURLANETTO (ITA) [8] vs. Neel RAJESH (USA)

12h - Anfisa DANILCHENKO (RUS) [3] vs. Stefany STEMMER (BRA)

Giovanna JALLAS (BRA) vs. Mila BUREK (GBR)

16h - SKIERKIER, B or CABRERA, M vs. TORESAN, G or RIBAS CRICHIGNO, L

Quadra 6

9h - Lucas AMORIM DE LIMA (BRA) vs. Santiago DE LA FUENTE (ARG) [12]

Vinicius SALEME (BRA) vs. Alexander KIEFER (USA) [10]

12h - Rebeca C SILVA (POR) [4] vs. Paula SILVA CAMPIGOTTO (BRA)

Quadra 7

9h - Vitor GONCALVES (BRA) vs. Nicholas David IONEL (ROU) [9]

Luiz Eduardo SANTOS (BRA) vs. Victor CASTRO (BRA)

12h - Iulia Bianca ILINCA (ROU) [5] vs. Laura FINK WAYERBACHER (BRA) [10]

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16 anos e 14 anos está disponível no site do evento - http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais - Facebook - https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter -
https://twitter.com/campeonatotenis> e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO - A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTE SÁBADO DISPONÍVEIS EM - https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/sets/72157692083291191

05.03.2018
Neta de tricampeão de Fórmula 1, Helena Piquet é vice de duplas no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

04.03.2018
Argentino Baez e canadense Fernandez conquistam a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Definidas as duplas campeãs nos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Embalado, Baez decide o título contra surpresa dominicana na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

03.03.2018
Gaúcha perde para favorita e é vice-campeã nos 16 anos na Sogipa

PATROCÍNIO
APOIO REALIZAÇÃO

SEDES

Federação Gaúcha de Tênis Federação Gaúcha de Tênis
ORGÃOS
OFICIAIS

ITF Tennis
Confederación Sudamericana de Tenis
Confederación Sudamericana de Tenis
Federação Gaúcha de Tênis


ORGANIZAÇÃO

Protênis Promoções Esportivas