24.02.2018
Sétimo do mundo e favorito, colombiano compara 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre a Roland Garros e minimiza pressão


Os grandes nomes começaram a chegar neste sábado e o principal favorito do masculino já fez seu primeiro treino para a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O colombiano Nicolas Mejía, sétimo do mundo, bateu bola nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil. Ele destacou a importância do evento e minimizou o favoritismo.

Mejía, campeão em Assunção, no Paraguai, deu um salto e vive sua melhor posição no ranking. Ele será o principal favorito na chave que será sorteada neste domingo a frente do do argentino Sebastian Baez que caiu para o oitavo lugar do ranking e será o cabeça de chave 2: "Tive uma boa semana em Paraguai, em Criciúma (SC) as condições eram bem diferentes, estava difícil não me senti muito bem para jogar, já passou e agora estou concentrado para ter uma boa semana em Porto Alegre", disse o tenista nascido em Bogotá que deixou de lado a pressão por liderar a chave: "O ranking é algo a mais, não creio que diga muita coisa, o nível dos juvenis é muito alto e posso jogar e perder contra qualquer um, me sinto muito contente de ser parte desse seleto grupo de jogadores".

Esta será a segunda participação de Mejía na chave mundial do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. Em 2017 ele perdeu na segunda rodada e tendo rodado os principais torneios do mundo afirma categoricamente que o evento gaúcho é comparado com a meca do tênis mundial no saibro, Roland Garros: "Joguei um ano, não fui bem, mas muito contente voltar aqui. O torneio é incrível, as quadras são das melhores que já joguei, parece muito com as de Roland Garros, o torneio é incrível, a atenção. Sempre me encantou jogar no Brasil e o Campeonato Internacional Juvenil é um evento de muito prestígio e pra mim é uma honra jogar aqui. Obviamente Grand Slams são Grand Slams, mas comparando esse é um dos melhores do mundo junto com os Majors e também México e Itália".

Nicolas é treinado pela irmã Gabriela e por seu cunhado e vive nos Estados Unidos há cinco anos e está há dois na academia IMG, em Bradenton, na Flórida, usando a estrutura da maior academia do mundo comandada por Nick Bolletieri que formou Maria Sharapova e Andre Agassi. O tenista de 18 anos tem olho para a carreira profissional. Após a gira na América do Sul disputará torneios futures e challengers nos EUA e no México.

No fim do ano passado ele teve sua primeira experiência treinando com o time da Colômbia da Copa Davis na repescagem do Grupo Mundial da maior competição de países em derrota por 4 a 1 para a Croácia. Agora o Brasil é o próximo rival onde o colombiano prevê um duro duelo e quem sabe fazer parte do time novamente.

"Estive em repescagem do Grupo Mundial contra Croácia perdemos 4 a 1, experiência muito importante para mim. Contra Brasil será muito difícil, penso que o Brasil tem uma equipe muio boa especialmente em duplas, que igualado, tem o Thiago Monteiro. Colômbia não está passando por um grande momento em simples, creio que será um rival bem difícil para nós ".

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

O clube Sogipa é sede das categorias 16 e 14 anos onde os jogos valem para o ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis e também da categoria 12 anos com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. Ainda há categorias do Tennis Kids até 8 anos.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Qualiying Internacional em andamento


Em um dia de muito sol em Porto Alegre (RS), o qualifying está à todo vapor e segue em andamento com seus 142 jogos, 48 na Associação Leopoldina Juvenil mais 94 na Sogipa. Na categoria principal 18 partidas foram concluídas, os brasileiros ainda não conseguiram levar a melhor diante dos estrangeiros.




Confira os resultados da categoria mundial (24/02):

Associação Leopoldina Juvenil

Quadra 1

Alexander KIEFER (USA) [10] 6/1 6/2 Guilherme SALIM (BRA)

Chih Chi HUANG (CAN) [5] 6/1 6/2 Kaue MACIEL COSTA (BRA)

Nicholas David IONEL (ROU) [9] 6/4 6/4 Jackson PEREIRA XAVIER (BRA)

Santiago GALAN (COL) [6] vs. Igor VENHADOZZI (BRA)

15h - Victor CASTRO (BRA) vs. Taiyo YAMANAKA (JPN) [11]

Marco FURLANETTO (ITA) [8] vs. Joao Antonio BORGES (BRA)

A Seguir ou após descanso - Giulia PEREIRA DE AGUIAR (BRA) [7] vs. CAMPOS, J ou ARMANI, R

Quadra 2

Franco RONCADELLI (URU) [16] 6/4 4/6 6/3 Henri Douglas MELLO DA LUZ (BRA)

Santiago DE LA FUENTE (ARG) [12] 6/0 6/2 Vinicius OUTOR (BRA)

12h - Guilherme BRIZUELA (BRA) vs. Ilarion DANILCHENKO (RUS) [13]

Boruch SKIERKIER (ARG) [7] vs. Nino PORTUGAL (BRA)

15h - Daniel SZCZUPAK (BRA) vs. Juan Bautista TORRES (ARG) [14]

Lucas CARVALHO SIQUEIRA (BRA) vs. Lucas Carlos RIBAS CRICHIGNO (PAR) [15]

Beatriz NECKEL (BRA) vs. Priscila JANIKIAN (BRA) [14]



Quadra 3

Leonardo SCHMITZ FREDERICO (BRA) 6/3 6/0 Pedro VITAL (BRA)

Luiz Eduardo SANTOS (BRA) 6/3 6/4 Herick ISAGO (BRA)

12h - Gustavo MAGALHAES CAMPOS (BRA) vs. Lucas RIBEIRO DINI (BRA)

Enzo MARCHESCHI (BRA) vs. Murilo Vieira SALVIATO (BRA)

15h - Camilla FONSECA (BRA) vs. Manoela Cruz Lima DIAS (BRA) [11]

Paola SILVA CAMPIGOTTO (BRA) vs. Gabriela Klein HERWIG (BRA) [13]

Alice MARQUES (BRA) [8] vs. Giovanna JALLAS (BRA)

Quadra 5

Lucas AMORIM DE LIMA (BRA) 6/3 6/4 Heitor THIEME (BRA)

Eduardo Lobo Da Rosa De ALMEIDA (BRA) 3/6 6/1 6/1 Italo Michael DA SILVA LOURENCO (BRA)

. Emiliano TROCHE (URU) 6/0 6/2 Andre SCHIABEL (BRA)

Joao ALVES (BRA) vs. Guilherme TORESAN (BRA)

15h - Anfisa DANILCHENKO (RUS) [3] vs. Laura MAIA SILVEIRA (BRA)

Victoria Emi ITTO (BRA) vs. Laura FINK WAYERBACHER (BRA) [10]

Mila BUREK (GBR) vs. Giulia SPICACCI (BRA) [16]

Quadra 4

Gustavo DESZCZYNSKI (BRA) 6/1 6/0 ALEXANDRE IGAYARA (BRA)

Vinicius SALEME (BRA) 6/2 6/4 Luis GALINDO MACHADO (BRA)

Miguel Angel CABRERA (CHI) 6/1 6/1 Thiago PITTON (BRA)

Neel RAJESH (USA) vs. Joao Pedro ALCANTARA (BRA)

15h - Stefanv STEEMER (BRA) vs. [9] Rafaela MANFRIN (BRA)

Isabela BIFFANO (BRA) [6] vs. Ana SAEK (BRA)

A Seguir ou após descanso - Mell Elizabeth REASCO GONZALEZ (ECU) [2] vs. L. HERMES (BRA) ou M. BARRENTO (BRA)

Quadra 6

Vitor GONCALVES (BRA) 6/1 6/0 Antonio Nicolas MIRAMONTE RUYS (BRA)

Gustavo Datto MARTINS (BRA) 6/3 6/1 Pedro DE GODOY MANCINI (BRA)

12h - Julia Garanhani CAMPOS (BRA) vs. Roberta ARMANI (BRA)

Charlotte OWENSBY (USA) [1] vs. Luiza Martins TAVARES DA SILVA (BRA)

15h - Maria SALOMÃO (BRA) vs. Ana SLOVNSKI (BRA)

Rebeca SILVA (POR) [4] vs. Raffaela TONELLI (BRA)

A Seguir ou após descanso - Iulia Bianca ILINCA (ROU) [5] vs. Maria VITORIA ARAUJO SALOMAO ou A. SLOVINSK

Quadra 7

Danilo de Souza PAULI JR (BRA) 6/2 6/2 Miguel DANELON (BRA)

Victor PILLA HELAL LOPES DE OLIVEIRA (BRA) 7/6 (0) 6/1 Gustavo MADUREIRA (BRA)

Giovanna JALLAS (BRA) 6/0 6/0 Amanda SANTANA RODRIGUES DE OLIVEIRA (BRA)

ISABELA FIORAVANTI (BRA) vs. Thaissa Bolzan MOREIRA (BRA) [12]

15h - Maria BARRENTO (BRA) vs. Luana HERMES (BRA)

Maria Beatriz RACHED WINDMULLER (BRA) vs. Thais MACIEL (BRA) [15]

A programação da Sogipa com jogos dos 16 anos e 14 anos está disponível no site do evento - http://www.campeonatointernacional.com.br/ e os demais resultados nas redes sociais do evento

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais - Facebook - https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter - https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

05.03.2018
Neta de tricampeão de Fórmula 1, Helena Piquet é vice de duplas no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

04.03.2018
Argentino Baez e canadense Fernandez conquistam a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Definidas as duplas campeãs nos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

03.03.2018
Embalado, Baez decide o título contra surpresa dominicana na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

03.03.2018
Gaúcha perde para favorita e é vice-campeã nos 16 anos na Sogipa

PATROCÍNIO
APOIO REALIZAÇÃO

SEDES

Federação Gaúcha de Tênis Federação Gaúcha de Tênis
ORGÃOS
OFICIAIS

ITF Tennis
Confederación Sudamericana de Tenis
Confederación Sudamericana de Tenis
Federação Gaúcha de Tênis


ORGANIZAÇÃO

Protênis Promoções Esportivas