16.02.2017
Hailey Baptiste surpreende favorita nos 18 anos do Campeonato


Com apenas 15 anos e jogando pela primeira vez em Porto Alegre, coube à norte-americana Hailey Baptiste protagonizar a maior surpresa desta quinta-feira na chave feminina dos 18 anos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Na quadra 3 da Associação Leopoldina Juvenil, a jovem tenista foi a primeira a garantir uma vaga às quartas de final ao derrotar a cabeça de chave número 3 do torneio, a britânica Emily Appletone, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1, em pouco mais de uma hora de partida.

Sobre a estratégia usada para pela primeira vez chegar às quartas de um torneio Grade A (que inclui os nove principais do circuito mundial juvenil depois dos quatro Grand Slam), Baptiste revelou inteligência ao estudar o jogo da adversária. "Ela (Appleton) tem uma direita muito potente, então precisei sacar muito bem e partir para o ataque para neutralizar esse golpe dela", explicou a tenista, que treina em Maryland e é só elogios para a simpatia dos brasileiros.

Simpatia, aliás, recíproca: nas arquibancadas, entre os pequenos fãs de tênis que acompanham as partidas da categoria 18 anos, disputadas por jogadores que desde já são seus ídolos nas quadras de saibro, a norte-americana ganhou o apelido de "Sereninha" pelo porte atlético e cabelos.

Enquanto isso, na quadra 1, o cenário era bem diferente: foi apenas após uma batalha de quase três horas sob um sol inclemente que a russa Amina Anshba, segunda favorita, carimbou a passagem à próxima rodada. Depois de vencer o primeiro set por 6/3, ela perdeu a segunda parcial para a suíça Lulu Radovcic por 2/6 (chegou a estar atrás por 0/5) antes de voltar a encaixar seu jogo e fechar a negra por 6/2.

"Joguei muito bem o primeiro set, estava batendo com força na bola, mas relaxei demais no segundo e me desconcentrei do jogo, o que exigiu muita força mental para voltar e ganhar", contou a russa sobre o "branco" que esticou a partida e exigiu fisicamente de ambas as jogadoras.

No jogo seguinte, um inimigo em comum castigou a ambas as tenistas dos dois lados da quadra: o calor. Ainda assim, com um jogo mais solto e agressivo, a primeira pré-classificada confirmou o favoritismo: a norte-americana Amanda Anisimova venceu a peruana Anastasia Iamachkine por 6/0 e 6/3. "Mesmo com essas condições mais difíceis tentei impor meu estilo. Ela (Iamachkine) jogou bem, mas tentei ser bastante agressiva, e acho que isso fez diferença", completou a atual vice-campeã do torneio gaúcho.

Os jogos dos 18 anos prosseguem na Associação Leopoldina Juvenil até domingo, dia 19.

Resultados desta quinta-feira (dia 16)
18 anos femininos – Oitavas de final
Amanda Anisimova (EUA/1) d. Anastasia Iamachkine (PER/15) 6/0 6/1
Sofia Munera Sanchez (COL) d. Vanessa Ong (EUA) 3/6 7/6 (6) 6/2
Anhzelika Isaeva (RUS) d. Maria Lourdes Carle (ARG/4) 6/4 6/3
Maria Camila Osorio Serrano (COL/6) d. Whitney Osuigwe (EUA/9) 6/4 3/6 6/2
Elysia Bolton (EUA) d. Lea Ma (EUA) 4/6 7/5 7/6 (2)
Hailey Baptiste (EUA/14) d. Emily Appleton (GBR/3) 7/5 6/1
Sofia Sewing (EUA/7) d. Moyuka Uchijima (JPN) 6/4 6/2
Amina Anshba (RUS/2) d. Lulu Radovcic (SUI/16) 6/3 2/6 6/2

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho - claudiacoutinho21@gmail.com

21.02.2017
Davi segue os passos do pai, Marcos Daniel, ao vencer nos 10 anos

21.02.2017
Davi segue os passos do pai, Marcos Daniel, ao vencer nos 10 anos

20.02.2017
Vencedores do Campeonato ganham posições no ranking mundial juvenil

20.02.2017
Vencedores do Campeonato ganham posições no ranking mundial juvenil

19.02.2017
Tenistas norte-americanos são os campeões nos 18 anos do Campeonato

PATROCÍNIO
APOIO REALIZAÇÃO

SEDES

Federação Gaúcha de Tênis Federação Gaúcha de Tênis
ORGÃOS
OFICIAIS

ITF Tennis
Confederación Sudamericana de Tenis
Confederación Sudamericana de Tenis
Federação Gaúcha de Tênis


ORGANIZAÇÃO

Protênis Promoções Esportivas