13.02.2017
Nova geração de tenistas brasileiros disputa o Campeonato Internacional


O menino magrelo e alto golpeia a bola no fundo da quadra. A cada passo, o cabelo loiro e cacheado balança, enquanto ele luta no saibro em uma partida em ritmo intenso. A imagem do menino, que disputa o 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, lembra muito outro jovem brasileiro que disputou o mesmo torneio há 23 anos. O adolescente magrelo de 1994 acabaria se tornando o maior tenista brasileiro de todos os tempos, Gustavo Kuerten.

Quanto ao futuro de Lucca Pinto, 14 anos, ainda não se sabe como será sua vida no esporte. Nesta segunda-feira, dia 13, ele acabou eliminado pelo compatriota Aécio Magalhães no torneio disputado nas quadras da Sogipa. Aécio, Lucca e as centenas de meninos e meninas que passam pelo torneio têm, em comum, o sonho de um dia chegarem ao tênis profissional. Um caminho árduo em um longo aprendizado que começa cada vez mais cedo. “Essa é uma geração diferente por todas as mudanças pelas quais o mundo passou nos últimos anos. Temos bons talentos, agora cabe aos pais, treinadores e a eles próprios o trabalho duro”, comenta o treinador Roberto Carvalho, que há 17 anos trabalha com jovens jogadores.

É uma geração que vibra com ídolos mundiais. Sem brasileiros entre os 50 melhores no ranking mundial profissional, os meninos e as meninas admiram nomes como Rafael Nadal e Roger Federer. “Eles se espelham muito no Thomaz Bellucci, por exemplo, mas nesse mundo global os ídolos são os que estão no topo. Vendo Federer, Nadal e Novak Djokovic, eles estão acompanhando uma das melhores gerações do tênis mundial em todos os tempos. São referências, tanto dentro quanto fora das quadras”, afirma o também treinador Alexandre Bonatto.

Mesmo que os olhos dos adolescentes estejam nos grandes jogos dos ídolos mundiais, há espaço para brasileiros nos sonhos dos jovens tenistas. Enquanto buscam o título em Porto Alegre, muitos lembram dos compatriotas que há poucos anos passaram pelo mesmo torneio, e que agora chegam ao profissional. “Temos uma geração muito boa, que pode chegar longe, e que está jogando o profissional. Beatriz Haddad Maia, Orlando Luz, Marcelo Zormann são alguns que fizeram esse mesmo caminho que eles estão trilhando, jogaram aqui, e agora chegaram ao profissional com condições de ter uma bela carreira. Eles sabem disso e acompanham esses jogadores”, lembra Carvalho.

Toda essa nova geração pode ser vista nas quadras da Sogipa. As categorias 12, 14 e 16 anos seguem com jogos até o próximo sábado. Quem sabe em alguma dessas partidas esteja o novo brasileiro que estará no top 10 do ranking mundial.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho - claudiacoutinho21@gmail.com

21.02.2017
Davi segue os passos do pai, Marcos Daniel, ao vencer nos 10 anos

21.02.2017
Davi segue os passos do pai, Marcos Daniel, ao vencer nos 10 anos

20.02.2017
Vencedores do Campeonato ganham posições no ranking mundial juvenil

20.02.2017
Vencedores do Campeonato ganham posições no ranking mundial juvenil

19.02.2017
Tenistas norte-americanos são os campeões nos 18 anos do Campeonato

PATROCÍNIO
APOIO REALIZAÇÃO

SEDES

Federação Gaúcha de Tênis Federação Gaúcha de Tênis
ORGÃOS
OFICIAIS

ITF Tennis
Confederación Sudamericana de Tenis
Confederación Sudamericana de Tenis
Federação Gaúcha de Tênis


ORGANIZAÇÃO

Protênis Promoções Esportivas